Yoga

Yoga

O significado da palavra Yoga é controlar, unir, atar ou juntar; surgiu na Índia há mais de 5000 anos, e está relacionado com o budismo e com o hinduísmo não só como uma forma de meditação e prática de exercício físico, mas também como um estilo de vida e filosofia. 

O Yoga tem como principal objetivo desenvolver e integrar o corpo, mente e espírito, para um estilo de vida saudável, equilíbrio entre o meio-ambiente e a sociedade.

Massagem com Taças

Massagem com Taças

A Massagem com Taças Tibetanas teve origem no Tibete e são utilizadas também no Nepal, Índia e noutros países orientais com tradições tibetanas. A massagem com Taças Tibetanas é conhecida pelas suas potencialidades espirituais e terapêuticas.

Como o próprio nome diz, a massagem com taças tibetanas é uma massagem com um conjunto de 14 ou menos taças, onde estas são tocadas manualmente. As taças são feitas de uma liga de diversos metais, nas quais se conseguem fazer vibrar 5 tons em simultâneo mantendo a vibração durante vários minutos. É um instrumento musical único com fins terapêuticos.

Massagem Ayuryoga

A Massagem Ayuryoga é de origem indiana e foi desenvolvida por Kusum Modak. Esta massagem é realizada no chão permitindo assim que o terapeuta possa ligar várias técnicas de massagens de origem Indiana e trabalhe profundamente os músculos e as articulações juntamente com alongamentos baseados no Yoga. 

Esta massagem é excelente para estimular a circulação sanguínea e linfática, reequilibrar as energias e estimular o bom funcionamento dos órgãos internos produzindo assim um efeito bastante relaxante e uma profunda sensação de bem-estar.

Reflexologia

Reflexologia

A Reflexologia é uma técnica curativa holística, que deriva da palavra Holos, uma palavra com origem grega cujo o significado é “inteiro”. Esta técnica é uma massagem específica com pressões nas áreas reflexas dos pés, com o objetivo de obter uma resposta saudável dos órgãos e sistemas ligados. A estimulação aplicada nos pontos correspondentes e micro-reflexos, estabelece o equilíbrio energético natural, o funcionamento harmónico de todo o corpo e um relaxamento profundo.

A Reflexologia não tem nenhumas contra indicações e pode ser simultaneamente utilizada com outras terapias. Além de tratar o corpo através dos pés, esta terapia também pode ser usada para prevenir doenças, reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida.

Indian Head Massage

Indian Head Massage

A Indian Head Massage (IHM) ou Champi (como é conhecida na Índia) é uma terapia utilizada pelo povo indiano que faz parte da tradição ayurvédica. A terapia Indian Head Massage só foi introduzida e reconhecida verdadeiramente no ocidente nas últimas décadas graças ao excelente trabalho do Narendra Mehta, um indiano invisual que com o seu excelente sentido de toque planeou esta massagem de acordo com a filosofia técnica ocidental.

A Terapia IHM consiste numa massagem na cabeça, a qual atua tanto no campo físico, como no mental levando assim a um efeito imediato sobre todo o organismo. Esta terapia concentra-se assim mais nas áreas vulneráveis ao stress e à acumulação de tensão, libertando tensões nos ombros, pescoço, estimulando a circulação sanguínea e acelerando a distribuição de oxigénio e nutrientes às células de todo o corpo. 

Reiki

Reiki

Reiki é uma prática espiritual redescoberta por Mikao Usui, um monge japonês em meados do século XIX, a qual se baseia na crença da presença da energia vital universal, manipulável pela imposição de mãos. Reiki é uma combinação de dois caracteres japoneses - REI que significa "divino" e KI que significa "energia vital".  A intenção do Reiki é a harmonização natural do ser humano, tanto no físico como no mental e no espiritual.

Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a a imposição das mãos a curta distância do corpo do paciente, sendo transmitida a energia para as zonas mais necessitadas da pessoa. Esta é uma terapia que trabalha em conjunto com todas as Medicinas e Terapias, nunca anulando ou substituindo qualquer uma delas, esta terapia distribui a energia por vários canais, chamados meridianos. Quando algum destes centros de energia não funciona bem, pode servir de barreira a qualquer tratamento médico. Essas barreiras, poderão ser libertadas com a terapia Reiki, evitando assim, que a doença atinja níveis mais avançados.

Medicina Ayurvédica

Medicina Ayurvédica

A Medicina Ayurvédica teve origem na Índia e é também conhecida como a “ciência da vida”. O seu principal objetivo é preservar o equilíbrio da pessoa consigo mesmo, com os outros e com a natureza levando assim a uma perfeita harmonia com o seu corpo, mente e alma. Esta medicina integra a ciência médica e utiliza recursos como plantas medicinais, dietas, jejuns, exercícios físicos, meditação, yoga, massagens entre outros.

Esta medicina tem como principais constituintes os elementos: ar, éter, fogo, água e terra. A combinação destes 5 elementos dá origem ao Doshas: grupo constituído por 3 elementos Vata (Ar e Éter), Pitta (Fogo e Água) e Kapha (Água e Terra) onde acaba por englobar os 5 elementos referidos em cima.


Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é uma medicina de origem Chinesa que tem por base o conjunto de medicinas/tratamentos tradicionais usados neste país. Esta medicina é considerada alternativa, e é a mais antiga forma de Medicina Oriental, porque engloba também outras medicinas da Ásia, tais como os sistemas médicos tradicionais do Japão, Coreia, Tibete, Mongólia e Índia.

Existem cada vez mais pessoas que procuram uma forma diferente de tratarem as suas doenças e muitas pessoas optam pela medicina tradicional chinesa. Atualmente são usados oito dos principais métodos da Medicina Chinesa tais como: Fitoterapia chinesa, Acupunctura, Tuina ou Tui Na, Dietoterapia (terapia alimentar chinesa), Auriculoterapia (tratamento pela orelha), Moxabustão, Ventosaterapia e Práticas físicas: Chi Kung, o Tai Chi e algumas artes marciais.