Hoje em dia cada vez mais se reconhece o valor da meditação, não só em termos de saúde física e mental, mas também como forma de encontrar paz interior. Mas como começar a meditar? 

Existem várias abordagens e tradições no que respeita à meditação. 

O BRAHMI propõe-lhe aulas de meditação que irão esclarecer acerca das várias técnicas e tradições inerentes a este tema. As aulas terão uma componente teórica, mas sobretudo prática.

 

Meditação na Tradição Védica  

A proposta destas práticas de meditação é dar a conhecer o papel da meditação dentro da Tradição Vedica. 

Para que a meditação resulte é necessária uma compreensão clara do que é meditação e qual o seu propósito. Não chega sentar e meditar, há que saber o porquê, o como, todo o contexto.

Ao longo dos próximos meses para além da prática de meditação propriamente dita veremos temas como:

  • A meditação na Tradição Védica.
  • A definição de meditação.
  • Para que serve a meditação?
  • Os diferentes tipos de meditação: de relaxamento, de concentração, de expansão e sobre os valores.
  • A natureza da mente.
  • A importância do japa (repetição de uma palavra, frase ou verso usados durante a meditação).
  • Sugestões para montar uma prática de meditação em casa.

 

Cabe realçar que estas meditações não serão diferentes daquelas que fazemos regularmente nas práticas de Yoga. As práticas de meditação em si são semelhantes, a diferença é que teremos mais tempo para aprofundar não só a prática mas, principalmente, todo o contexto da meditação.

 

MEDITAÇÃO DINÂMICA

Entre as muitas formas de explorar o nosso interior, há o movimento, para que, através do mesmo, se consiga sentir o reencontro com a paz e o sossego. 

A meditação dinâmica é uma expressão intensa para o desenvolvimento psicológico e emocional do ser humano e os processos catárticos presentes, uma necessidade fundamental para a libertação do ser humano como um todo (holos). Osho tinha uma expressão interessante, especialmente para o "homem" ocidental: "Com uma dança louca, você começa a estar ciente de um ponto silencioso dentro de si, sentando-se em silêncio, você começa a estar ciente da loucura". 

A meditação dinâmica acontece no Brahmi de 15 em 15 dias, alternando com um estudo e meditação (Sravana – Manana – Nididhyasana) dentro de diferentes temas.


Experimente uma aula gratuitamente