A sociedade de hoje é uma sociedade marcada pelo stress, pressão, ansiedade, violência, problemas de concentração, excesso de estímulos, hiperatividade, conflitos emocionais, entre outros, que se manifestam desde muito cedo nas crianças nos diferentes contextos (familiar e escolar). Estes fatores geram desequilíbrio e comprometem o crescimento harmonioso e saudável das crianças.

Uma abordagem mais integral relativamente às crianças em que se desenvolve a sua parte mental, emocional e espiritual, ajuda a este equilíbrio. A meditação, Mindfulness (Atenção Plena) surge como uma das ferramentas que potenciam um desenvolvimento mais consciente de si e dos outros nos diferentes contextos da vida. A criança aprende a desenvolver a capacidade de parar, sentir e observar e descobre um espaço entre a acção e reação onde encontra a possibilidade de escolha.


Esta capacidade pode ser resgatada também pelos adultos que vivem igualmente um cenário de stress e pressão social, daí a importância de desenvolver com eles momentos em que possam estar atentos a si, ao seu corpo, mente e emoções. Esta capacidade que se desperta ajuda-nos a estarmos mais presentes e conscientes no trabalho com as crianças.


MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS - 2as feiras às 18H00
dos 5 aos 12 anos.


O que é o Mindfulness ou Atenção Plena?

Baseada em práticas meditativas Budistas, a prática Mindfulness foi desenvolvida e adaptada por Jon Kabat-Zinn (Médico e Fundador da “Stress Reduction Clinic”, em Massachussets, 1977) de uma forma isenta e neutra relativamente à ligação a valores e conceitos religiosos e/ou espirituais, traduzindo-se em técnicas de focalização da atenção e estado de Presença.
Prestar atenção de uma forma específica, com uma intenção, no momento presente, sem julgamento.
Mindfulness é quando se sabe o que se está a fazer.

Porquê meditar? Que beneficios?

  • Conhecer, aceitar e a gerir as suas emoções, promovendo a capacidade de autoregulação e autocontrolo, tornando-se crianças menos reativas;
  • Viver no momento presente, libertando ansiedade, expectativa e consequente frustração;
  • Reconhecer a necessidade de relaxar e como relaxar, conseguindo usufruir de momentos de relaxamento;
  • Utilizar algumas técnicas de respiração com objetivos específicos, regulando assim os estados de cansaço, agitação, agressividade, apatia, etc;
  • Aceitar e usufruir de momentos de silêncio, acalmando emoções e pensamentos;
  • Treinam e desenvolvem a capacidade de concentração;
  • Desenvolvem a sua sensibilidade, criatividade e autoestima;
  • Desenvolvem formas de comunicar mais pacíficas, criativas e orientadas para a
  • Harmonia;
  • Desenvolvem o sentido da Gratidão;
  • Desenvolvem a expressão da sua individualidade e autonomia emocional.


Objetivos/ Atividades

  • Desenvolvimento da Consciência Corporal Práticas de Relaxamento Respiração Consciente Práticas de Mindfulness (Atenção Plena);
  • Treino da Concentração;
  • Prática do silêncio e Educação das Emoções;
  • Inteligência Emocional e Auto-estima;
     

YOGA PARA CRIANÇAS -  4ªas feiras às 18H00
dos 5 e os 12 anos.


Nas aulas de yoga para crianças, há um equilíbrio entre espontaneidade e estrutura, assim as crianças aprendem a ouvir-se umas outras.


Porque devem as crianças praticar Yoga?

O Yoga para crianças permite uma harmonização sensorial gerando um estado de calma interior, útil para memorização e estudo.
Com o yoga as crianças aprendem a respirar, a controlar e a viver as suas emoções com consciência. Ficarão fisicamente mais desenvolvidas em termos de equilibrio, força e flexibilidade.
O yoga para crianças permite uma harmonização das energias sensoriais, gerando um estado de calma interior e útil para memorização e estudo.

Quais são os benefícios para as crianças?

  • Estimular a memória, concentração, imaginação e criatividade;
  • Promover e enriquecer o sentido e a qualidade de vida;
  • Cultivar uma auto imagem positiva e equilibrada;
  • Desenvolver e estimular a coordenação motora;
  • Desenvolver força e agilidade;
  • Favorecer um melhor funcionamento do corpo;
  • Conferir uma base ética de respeito por si e pelo outro;
  • Estimular a alegria de viver e desenvolver na criança a consciência de si mesma;
  • Promover um estado de compreensão e calma interior;

O que se faz nestas aulas?

O Yoga para crianças é apresentado de uma maneira informal, lúdica e espontânea. Histórias, exemplos, alusões a elementos da natureza, jogos e brincadeiras.
Durante a aula é feita uma combinação de exercicios respiratórios (pránáyama) e posições físicas (ásanas) baseados em elementos da natureza, além de algumas técnicas de descontração e relaxamento O movimento ou a mobilidade nas posições de yoga auxiliam a criança a interiorizar a prática, a sentir mais profundamente o corpo e a entender os seus limites.
A concentração é uma variante sempre presente ao longo de toda a prática.

 

KUNG FU PARA CRIANÇAS -  3ªas e 5ªas feiras às 18H00
dos 5 e os 12 anos.

O Kung Fu é uma arte marcial nascida na China há cerca de 5 mil anos. Nasceu e desenvolveu-se nas margens do Rio Amarelo, no seio da população Han, posta perante a necessidade de se defender das incursões dos povos nómadas e das tribos de outras paragens.

A prática do Kung Fu contribui para melhorar a saúde e o bem-estar do indivíduo. O Kung Fu envolve a vertente desportiva e a vertente de defesa pessoal, o ensino do manejo de armas tradicionais chinesas, Chin Na (torções e projecções), San Shou (combate), Tao Lu (formas), bem como o QI Gong (Chi Kung).

Longe das ideias feitas sobre agressividade e violência, a arte do Kung Fu é uma modalidade que incute autoconfiança no praticante, autodisciplina, concentração e uma excelente forma física.

Porque é importante a criança fazer Kung Fu?

A prática do Kung Fu adaptada a crianças dos 5 aos 12 anos constitui uma actividade pedagógica e lúdica, especialmente indicada para a formação e o desenvolvimento psico-motor da criança. A prática do Kung Fu proporciona um desenvolvimento harmonioso do corpo e da mente, numa etapa de pré-adolescência em que a aquisição de hábitos saudáveis de vida é crucial.

O ensino visa melhorar aspectos como a coordenação motora, a flexibilidade e a força, a percepção e o equilíbrio. A nível mental procura incutir autoconfiança, motivação e autocontrole, contribuindo para afastar fobias e medos próprios da idade, bem como a transmissão de princípios e valores de relacionamento humano e de conduta na vida, base para a valorização pessoal.

A metodologia do Kung Fu proporciona à criança e ao jovem uma visão pura e correcta das artes marciais, quebrando mitos e papões que condicionam a sua experiência somativa. Trabalhar a atitude individual e a harmonia no relacionamento social é parte essencial desta metodologia.

Benefícios da prática de Kung Fu:

  • Desenvolvimento de foco, disciplina e concentração;
  • Aumento da autoestima e autoconhecimento;
  • Transmissão de valores de relacionamento e conduta de vida;
  • Promoção de harmonia corpo-mente;
  • Forma física de excelência;

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