Meditação

A Meditação não é só uma técnica de oração, mas sim um modo de vida, que significa “extinção do processo de um pensamento”. Ela descreve um estado de consciência, quando a mente está livre de pensamentos dispersos e padrões diferentes. O observador percebe que toda a atividade da mente é reduzida a um. 

Existem vários tipos de meditação:

Meditação budista-  Esse tem um foco no controlo da respiração e repetição de mantras, que são palavras ou frases com determinados significados. Tudo isso com o objetivo de trazer o praticante para o foco na vida presente, desligando-se dos desejos humanos. A prática é inspirada em Buda e aponta transformar as mentes negativas em positivas, explorando sentimentos como amor, paz e compaixão.

Meditação Zazen- Defende que a mente deve ficar livre e não ocupada. Para isso, todos os praticantes reúnem-se numa sala silenciosa e escolhem um lugar para se instalar. Essa é uma maneira de desacelerar e controlar o stresse, tudo isso por meio de controlo da respiração.

Meditação Hare Krishna- Dispersa a ideia que todas as coisas devem ser feitas e dedicadas a deus. Não é uma meditação em si, mas uma forma de despertar o nível espiritual e adormecer o ego material. Nesta meditação, as pessoas reúnem-se para meditar em conjunto pela manhã.

Meditação Transcendental- A ideia é buscar, na mente, um estado mínimo de excitação, uma medida que acalma o corpo, alivia o stresse e promove a reflexão. 

Meditação Yoga- A yoga tem práticas de controlo de pensamentos que podem ligar-se muito à prática da meditação, levando a pessoa a chegar ao estado de equilíbrio mais facilmente.