Tai Chi

O Tai Chi nasceu sob a influência das práticas Taoístas e Budistas nas culturas Orientais sobretudo na China. Ele é, na sua origem, uma arte marcial para treinar guerreiros, mas na atualidade o Tai Chi já não é mais considerado uma arte marcial, mas sim uma disciplina física- espiritual onde os seus praticantes exercem uma meditação ao mesmo tempo que realizam uma serie de exercícios.

A arte do Tai Chi é baseada nas três facetas do ser humano: a energética, a mental e a física, com um princípio fundamental que é o equilíbrio máximo entre todas.  

O Tai Chi desenvolve a energia, a força interna, agilidade e flexibilidade física e mental, ajuda a focalizar a mente e a desenvolver a saúde, promove avitalidade e a eficácia nas várias tarefas a que nos propomos no dia-a-dia. Esta prática é realizada com um conjunto de movimentos lentos e sequências rítmicas e precisas.

Os movimentos do Tai Chi Chuan têm, como base, cinco estilos e treze posturas fundamentais que são conhecidas como “as oito portas e os cinco passos” que, em chinês são: Peng (aparar), Lu (desviar), Ji (pressionar), An (empurrar), Cai (Colher e puxar), Lie (Colher e quebrar), Zhou (golpe de cotovelo), Cao (golpe de ombro), Jin (avançar), Tui (recuar), Gu (olhar à esquerda), Pan (olhar à direita) e Ding (equilíbrio central).