Wellness Day empresarial

As empresas ao longo do tempo tem olhado mais para os seus trabalhadores e têm vindo a aperceber-se da importância do bem-estar dos seus funcionários. Também se apercebem de como isso afeta indiretamente as suas empresas, ou seja, se os trabalhadores estão bem eles vão realizar um melhor trabalho, se não estiverem bem (problemas no trabalho, em casa) ou até mesmo se tiverem doenças ligadas ao trabalho, os trabalhadores não vão realizar um trabalho bom e produtivo. E por isso as empresas começaram a ter momentos/práticas e espaços próprios onde os seus funcionários podem relaxar e praticar diversos exercícios físicos/terapêuticos.

Um wellness day nas empresas, é um dia em que um instrutor/professor vai à empresa para ensinar e ajudar os trabalhadores a fazer as atividades físicas que por norma é o Yoga, mas também podem ser Meditação, Pilates, Taichi.

Todas as modalidades têm os seus próprios benefícios mas, completam-se entre si, ou seja, por exemplo: no Yoga um dos benefícios é a melhoria da flexibilidade o que vai ajudar muito na hora de fazer Pilates.

Também é usual nestes dias de Wellness nas empresas, haver um espaço para massagens. Estas massagens, obviamente mais curtas que a massagem normal em Spa, são feitas em cadeira ou em marquesa. São massagens que incidem especialmente nas zonas que ficam mais afetadas pelas más posturas do trabalho de escritório: Ombros, pescoço, costas, lombar são as zonas normalmente trabalhadas em massagem nas empresas.

Os benefícios do Pilates nas empresas

O Pilates nas empresas é muito confundido com a ginástica laboral, a ginástica laboral é muito geral, ou seja, engloba várias atividades físicas diferentes (como por exemplo: Pilates, Yoga, educação física, alongamentos…)  e enquanto o Pilates é mais específico no seu conceito e na sua realização.

O Pilates baseia-se na centralização do nosso corpo, na respiração, na concentração da nossa mente, no controlo e na precisão dos nossos movimentos, como não é um exercício físico exigente ele melhora bastante o corpo a todos os níveis.

As aulas de Pilates nas empresas, podem ser feitas numa sala especifica para a realização da mesma, na qual se faz diversos exercícios de forma lenta e associados à concentração e controle dos movimentos. É aconselhável que leve uma roupa confortável, e por norma, faz-se 1 a 2 vezes por semana mas pode as vezes e às horas que quiser.

Os benefícios dos Pilates nas empresas são diversos e todos eles se ajudam uns aos outros. O Pilates aumenta a resistência física e mental, a flexibilidade e concentração, melhora a respiração, coordenação motora, fortalece os músculos abdominais, diminui o stress causado no trabalho, melhora o desempenho profissional (produtividade), alivia as dores musculares, previne as doenças causadas pelo trabalho, (como por exemplo: as lombalgias, bursites, tendinite), melhora a memoria, amplia a consciência corporal e mental, elimina as toxinas, corrige problemas na postura, permite o relaxamento e equilibra todas as funções do corpo.

Os benefícios da Meditação nas empresas

A meditação é uma conexão com as energias onde o silêncio predomina e nos concentramos e olhamos para nós próprios. Acalmamos a mente, desenvolvemos a inteligência emocional, um dos objetivos é encontrar a paz em nós próprios e expandirmos a nossa consciência.

A meditação nas empresas é para todas as pessoas, sejam elas funcionárias, diretoras, chefes ou até mesmo os donos das mesmas pois para termos uma empresa produtiva é preciso que todos colaborem para o mesmo objetivo. A meditação trabalha muito o “eu”, quanto melhor nos conhecermos e melhor sabemos lidar connosco próprios mais facilmente sabemos lidar com outros. Assim fazemos melhor o nosso trabalho, mais produtivos somos, e assim tornamo-nos melhores pessoas e melhores profissionais.

Os benefícios de praticar meditação nas empresas regularmente, são muitos e é rápido sentir as mudanças, tanto no nosso interior como no nosso trabalho. A meditação aumenta a proatividade e produtividade, a concentração e a capacidade de lidar com desafios e vicissitudes. A Meditação nas empresas mostra clareza para tomar as melhores decisões, reduz o stress e a ansiedade acumulados e assim reduz o tempo de realização das tarefas e as relações interpessoais melhoram significativamente.

Para as aulas de meditação nas empresas não é preciso um local especifico, mas é aconselhável que seja um sítio com silêncio, muitas empresas estudam qual a sala que não capta tanto barulho. A roupa não faz diferença, o importante é que se sinta confortável para ter uma boa meditação. Não há um horário especial para a meditação, pode fazer na sua hora de almoço para repor as energias na volta ao trabalho, depois do trabalho ou antes. Por norma faz-se 1 a 3 vezes por semana, mas pode escolher também a que dias quer/precisa de fazer meditação para que se sinta sempre bem consigo mesmo e no trabalho.

Os benefícios do Yoga nas empresas

O yoga está incluído em várias posições do yoga no local de trabalho. O yoga permite uma ligação direta entre a mente e o corpo, o trabalho ao mesmo tempo várias vezes é importante para o nosso bem-estar como as técnicas de respiração, de purificação, exercícios para os olhos e com as mãos, o trabalho também a atenção e controle.

As aulas de yoga que estão habituadas a ver nos ginásios ou nos espaços de bem-estar não são tão diferentes das aulas como as empresas têm, a duração das mesmas é de 1 hora, uma ou duas vezes por semana, o que difere é mesmo o local em si. Yoga nas empresas não precisa ser realizada num local específico, pode ser uma simples sala de reuniões. É aconselhável uma muda de roupa mais confortável. A hora de fazer ioga também está reservada, ou seja, pode praticar yoga antes de trabalhar, na hora do almoço ou ao mesmo fim do trabalho.

Os benefícios do yoga nas empresas são imensos, tanto beneficiam os trabalhadores como, consequentemente, uma empresa. O yoga stress, a flexibilidade dos músculos, como a saúde e a energia, o equilíbrio entre a mente e o corpo, o grau de associação ao trabalho, o estado de espírito, o trabalho e a comunicação entre as pessoas e os clientes. Uma empresa que tem os seus esforços para atingir o nível mental e físico é muito mais fácil de alcançar os objetivos pretendidos.

Sabia que o músculo que nos faz piscar os olhos é o mais rápido do corpo humano e que piscamos em média 17 vezes por minuto?

Sabia que o músculo que nos faz piscar os olhos é o mais rápido do corpo humano e que piscamos em média 17 vezes por minuto?

Hoje em dia estamos muito expostos a ambientes com ar condicionado e mais ainda em frente a ecrãs grande parte do nosso tempo.

Estas circunstâncias equivalem a uma menor lubrificação dos olhos pelo ambiente seco que se gera e a diminuição do pestanejar.

Pestanejar tem um papel fundamental na hidratação dos olhos. Quando as pálpebras inferior e superior se tocam são libertadas lágrimas para lubrificar o olho inteiro.

Sabia que estar sentado muito tempo comprime a coluna?

Sabia que estar sentado muito tempo comprime a coluna?

O modo como nos sentamos e as cadeiras em que nos sentamos podem ter impacto direto na coluna. Ao estarmos sentados durante longos períodos de tempo, a zona lombar fica comprimida. Isto aumenta a pressão sobre as vértebras (discos) da coluna. Cada disco contém um centro esponjoso, aquoso, preenchido por fibras. Este depende da hidratação para reter a sua força e flexibilidade.

Ao estarmos sentados por longos períodos de tempo, a pressão indevida sobre os discos, músculos e ligamentos envolventes pode desencadear dores nas costas.

Sabia que a meditação pode enganar o caos e tornar-nos mais eficientes?

Sabia que a meditação pode enganar o caos e tornar-nos mais eficientes?

Sabia que a meditação pode enganar o caos e tornar-nos mais eficientes?

 

Numa azáfama de situações, com as quais lidamos diariamente sem saber qual começar primeiro e com qual terminar o dia, pois todas se auto intitulam de prioritárias, manter o foco será uma tarefa extra.

Depois, ainda chega o zen ao nosso local de trabalho a dizer:

Pára tudo e acrescenta mais esta tarefa: PARAR.