Pilates

Pilates é um método de alongamento e exercício físico onde se utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates que foi uma criança frágil, com várias doenças com sequelas no seu desenvolvimento. Depois de ter trabalhado numa enfermaria durante a 1º Guerra Mundial e de ter ajudado muitas pessoas com as suas invenções, finalmente abriu um estúdio em Nova Iorque equipado com os seus próprios aparelhos. O Pilates é constituído por seis princípios básicos que têm como objetivo devolver ao homem uma movimentação saudável com o alinhamento, concentração, controle, fluidez de movimento, centralização e respiração. 

O Pilates é uma técnica de reeducação do movimento que trabalha todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental, trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com destaque na concentração, no fortalecimento e na determinação dos músculos centrais do corpo (abdómen, coluna e pelve). Assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de uma forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática desportiva, fazendo com que o praticante fique fortalecido após a prática.

O Pilates pode ser praticado de duas maneiras, o pilates com aparelhos, e o Pilates Solo (caracterizado pela utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios no momento em que for realizar os movimentos).

O Pilates tem inúmeros benefícios:

- Tonifica e define a estrutura muscular, sem exageros;

- Trabalha na perceção do corpo e da mente;

- Reduz o stresse e alivia as tensões;

- Melhora a amplitude das articulações;

- Melhora a circulação sanguínea;

- Melhora o equilíbrio e a postura;

- Aumenta a resistência física.