Os benefícios do Tai Chi 

O Tai Chi ou o Tai Chi Chuan é uma arte marcial praticada por milhões de pessoas em todo o mundo. Ela oferece vários benefícios tanto a nível corporal como ao nível mental. Esta arte marcial tem também uma componente meditativa. Os benefícios da prática de Tai Chi podem ver-se ao fim de pouco tempo. Embora seja um exercício físico suave e que se realiza lentamente, ele trabalha praticamente todos os músculos do corpo. No Tai Chi trabalha-se especialmente a força, a flexibilidade e o equilíbrio. Desta forma o Tai Chi é muito eficaz na melhoria da condição física, em especial para quem tem problemas de circulação e, há até quem afirme que rejuvenesce. 


A particularidade desta disciplina consiste em combinar de forma harmoniosa os três pilares que a sustentam: o movimento corporal, a concentração mental e a respiração consciente. 
O Tai Chi pode ser praticado por qualquer pessoa. 


Pela sua relação estreita com o Taoismo filosófico, o Tai Chi atribui grande significado ao Chi (energia). Os movimentos da prática devem permitir que o Chi (energia), através da execução consciente, suave e descontraída circule. Diz-se que estes exercícios fazem com que aumente o Chi (energia) no corpo e o praticante deve estar consciente do Chi e percebe-lo ao longo do exercício. Muitos alunos descrevem esta sensação como uma espécie de fluxo energético sentido especialmente nos dedos e mãos que se propaga por todo o corpo durante a prática. 

Os benefícios do Tai Chi


“O Tai Chi ensina-nos a não nos precipitarmos e a vermos as coisas com calma, isto é, a gozá-las. Com a prática, a nossa mente torna-se mais lúcida e ao mesmo tempo mais calma. A prática diária desenvolve um bom apoio nos pés, e deste modo desenvolve-se tanto a estabilidade física como a mental. Do ponto de vista terapêutico, todo o organismo funciona geralmente de um modo mais adequado, por exemplo, regulando a digestão e a pressão sanguínea. É um bom meio preventivo contra as doenças coronárias e do sistema nervoso, bem como uma grande ajuda nas doenças ósseas.” ANGEL FERNANDEZ DE CASTRO