Sabia que… Portugal é um dos campeões europeus no consumo de ansioliticos e anti depressivos?

Tem uma ideia de como esta situação também afeta a nivel de produtividade?

Sintomas como stress, ansiedade, irritabilidade estão cada vez mais presentes nas nossas empresas e serviços, como fruto da nossa sociedade cansada.

Queremos fazer tudo, chegar a todo o lado, de forma rápida, intensa e eficaz.

Exigimo-nos demais.

Como indivíduos que somos e pertencentes a grupos de trabalho, “permitimos” que as sensações se misturem entre o individual e coletivo, resultando em desgaste total.

Uma das consequências mais visíveis é o número de faltas ao trabalho, justificadas com depressões e  esgotamentos físicos, mentais e emocionais, o que conhecemos hoje como “burn out”.

Todos os dias pensamos que deveremos fazer algo para mudar, mas estamos sem força.

Porque sentimos todo este peso?

Excesso de trabalho, de estímulos, tarefas intermináveis…

No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante de frustrações para conseguir viver bem e vencer no mercado de trabalho.

Perante hábitos diários de grande impacto como, alimentação, tabagismo, stress, alimentação, entre outros, torna-se cada vez mais necessário criar uma força de trabalho saudável e fazer uma boa gestão emocional.

A gestão emocional está relacionada com a forma ativa como processamos as nossas emoções, como agimos perante os momentos de stress, ansiedade, raiva, tristeza, refletindo assim um profundo auto-conhecimento.

Podemos  começar por identificar desencadeadores de emoções mais intensas, de forma a conseguirmos geri-las com assertividade, identificando a origem das mesmas.

Conversar abertamente com colegas; controlar reações, não deixando que o stress emocional tome conta de nós; sermos resilientes; explicarmos motivos das decisões; controlarmos expetativas, apreciarmos conquistas, reconhecendo pontos de melhoria, questionarmos, não criarmos problemas onde não há e concentrarmo-nos no positivo, são algumas das sugestões para uma boa gestão emocional no ambiente de trabalho.

 

Mas como trabalhar tudo isto?

Utilizando Técnicas de relaxamento; Técnicas de Respiração; através da Partilha Pessoal Emocional; Mindfullness e Meditação; Yoga; Pilates, Dança, Elaboração de Planos Saudáveis de acordo com necessidade de cada um.

 

Como passar da teoria à prática?

Como implementar no local de trabalho?

Como podemos utilizar estas ferramentas dentro dos espaços onde passamos a maioria do nosso tempo e daqui poder aplicar também, com  familiares e amigos?

 

 

Talvez o individual e o coletivo possam ser apenas um. Talvez dependa de si.

Talvez o BRAHMI CORPORATE possa ajudar!