Medicina Ayurvédica

A Medicina Ayurvédica teve origem na Índia e é também conhecida como a “ciência da vida”. O seu principal objetivo é preservar o equilíbrio da pessoa consigo mesmo, com os outros e com a natureza levando assim a uma perfeita harmonia com o seu corpo, mente e alma. Esta medicina integra a ciência médica e utiliza recursos como plantas medicinais, dietas, jejuns, exercícios físicos, meditação, yoga, massagens entre outros.

Esta medicina tem como principais constituintes os elementos: ar, éter, fogo, água e terra. A combinação destes 5 elementos dá origem ao Doshas: grupo constituído por 3 elementos Vata (Ar e Éter), Pitta (Fogo e Água) e Kapha (Água e Terra) onde acaba por englobar os 5 elementos referidos em cima.

Com esta medicina podemos usufruir dos seguintes tratamentos e atividades:

PINDA SWEDANA- Massagem com saquinhos quentes de algodão ou seda em forma de compressa, contendo ervas medicinais, infusões e especiarias embebidas em cocktails quentes de óleos.

SHIRODHARA- Massagem com óleo, ou outro líquido terapêutico, contínuo sobre o Ajna chakra, testa e temporas, com movimentos lentos e precisos. É indicado para os três doshas da constituição humana.

Nutrição-  Dieta ayurvédica. Planos desenhados com base no dosha e nos objetivos a atingir.

Chavutti Thirumal- Massagem forte e revigorante feita no chão onde o terapeuta utiliza os seus pés, ótima para o cansaço físico e mental.

Meditação- A meditação não é uma técnica, mas sim um modo de vida que nos transmite um sentimento de paz quando a mente está livre de pensamentos dispersos e padrões diferentes.

Yoga- Disciplina que explora e integra corpo, mente e espírito. Aponta para um estilo de vida saudável e para o equilíbrio entre o meio-ambiente e a sociedade.

Champi- Massagem à cabeça que promove o desbloqueamento de tensões mentais. Ideal para Perturbações do sono.  

Udvartana, Muktabhyanga-  É um conjunto de massagens que nutre e limpa a pele de todo o corpo.